VIT B2 (RIBOFLAVINA) 250 mg - 60 CÁPSULAS
Vitamina B2 (RIBOFLAVINA) 250 mg
60 Cápsulas
COMPOSIÇÃO DESTA FÓRMULA:
VITAMINA B2............................................250 mg
EXCIPIENTE....................q.s.p...................1 cáps
_______________________________________________________________________________
DESCRIÇÃO:
A vitamina B2 faz parte de vários sistemas enzimáticos (oxidases e desidrogenases); participa ativamente como coenzima (FAD, FMN) em pelo menos 3 processos envolvidos na produção de energia, como aceptor e transportador de H. Sua ação é diminuída pelos antidepressivos tricíclicos, antineoplásicos, fenotiazinas, antibióticos e pelo probenecide. Sua presença é importante na oxidação dos aminoácidos, na síntese e oxidação dos ácidos graxos, na oxidação da glicose e no metabolismo dos hormônios tireoideanos. As necessidades de vitamina B2 aumentam nas queimaduras, cirurgias, febre, tuberculose, alcoolismo e diabete mélito descompensado.
Assim como outras vitaminas do complexo B, a Riboflavina age como uma coenzima no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Ela também está envolvida no metabolismo de várias vitaminas do complexo B (como ácido fólico e niacina) e é necessária para o bom funcionamento da Piridoxina ou Ácido Nicotínico. Além disso, a Vitamina B2 participa da produção de hormônios no córtex adrenal. Devido à sua alta concentração nos olhos, médicos especialistas estão considerando a possibilidade de que ela esteja envolvida no processo da visão, possivelmente transmitindo estímulos luminosos para o nervo visual.
A deficiência de Riboflavina se desenvolve quando a dieta é inadequada. Essa deficiência leva ao desenvolvimento de uma síndrome bem definida conhecida por arriboflavinose, caracterizada por quilose (condição caracterizada por escamação e fissura dos lábios), estomatite angular, glossite, queratose e dermatite seborréica. Também podem aparecer sintomas oculares, incluindo coceira e queimação nos olhos e vascularização da córnea. Alguns desses sintomas podem, de fato, indicar deficiências de outras vitaminas, como Piridoxina e Ácido Nicotínico, os quais não funcionam corretamente na ausência de Riboflavina. A deficiência de Riboflavina também pode ocorrer em associação com a deficiência de outras vitaminas do complexo B.
____________________________________________________________________
INDICAÇÕES:
- Deficiência de VIT B2;
- Alcoolismo;
- Gravidez e lactação;
- Em esportes de alta performance;
- Hemodiálise crônica;
- Inflamação crônica do intestino delgado (doença de Crohn, caquexia aftosa, desordens intestinais, etc.);
- Fototerapia da hiperbilirrubinemia em neonatais (icterícia neonatal);
- Administração prolongada de certas drogas, como contraceptivos orais, antidepressivos tricíclicos, fenotiazinas, antineoplásicos, antibióticos e probenecide;
- Dermatites;
- Prevenção da catarata;
- Stress;
- Fadiga crônica;
- Acne.
____________________________________________________________________
POSOLOGIA:
TOMAR 1 CÁPSULA 1X/DIA, OU CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA.
____________________________________________________________________
PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES:
Dificilmente produz toxicidade em pessoas com função renal normal. As doses elevadas de riboflavina podem produzir uma cor amarela na urina. É importante não ultrapassar a porção dietética recomendada no caso de automedicação com vitamínicos. Não utilizar vitaminas como substitutos de uma dieta equilibrada. As megadoses não são recomendadas.
INTERAÇÕES: A probenecida diminui a absorção gastrintestinal da riboflavina. O álcool modifica a absorção intestinal da riboflavina. Os antidepressivos tricíclicos e as fenotiazinas, prescritos simultaneamente, obrigam o aumento da dose de riboflavina nestes pacientes.