VITAMINA A 5.000 UI - 60 Cápsulas
Vitamina A (RETINOL) 5.000 UI
60 Cápsulas
COMPOSIÇÃO DESTA FÓRMULA:
VITAMINA A...................................5.000 UI
EXCIPIENTE..............q.s.p..............1 cáps
____________________________________________________________________
DESCRIÇÃO:
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, essencial ao funcionamento da retina por promover a formação dos pigmentos que tornam a visão noturna possível. Fundamental para o crescimento e manutenção dos tecidos que revestem a superfície do corpo e para tornar o sistema imunológico mais ativo, melhorando a resistência às infecções.
É benefico para a pele e os cabelos, devido sua atividade antioxidante, que combate os radicais livres, aumentando a renovação celular e estimulando a produção de colágeno pelo organismo.
Auxilia no crescimento ósseio, ajudando na saúde dos dentes e ossos.
As necessidades nutricionais humanas são de 400 a 1.000 mcg de retinol (1.300 - 3.300 UI Vitamina A) ao dia.
____________________________________________________________________
INDICAÇÕES:
- Prevenção e tratamento de estados de carências nutricionais;
- Ação antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres;
- Tratamento de xeroftalmia e cegueira noturna;
- Prevenção de doenças relacionadas á visão.
- Auxilia no crescimento ósseo;
- Auxilia na produção de colágeno e aumenta a elasticidade da pele.
- Distúrbios da pele como acne e psoríase.
____________________________________________________________________
POSOLOGIA:
TOMAR 1 CÁPSULA AO DIA, JUNTAMENTE COM UMA REFEIÇÃO, OU CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA.
____________________________________________________________________
PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES:
Hipervitaminoses A deve ser levada em consideração a relação risco/benefício no caso de insuficiência renal crônica. A ingestão de doses excessivas em períodos prolongados ou mesmo por dose única pode provocar toxicidade severa. Sinais de superdose aguda: sonolência, cefaléia severa, hemorragia gengival, visão dupla, irritabilidade severa, descamação da pele e vômitos severos. Sinais de superdose crônica: artralgias, ressecamento ou rachaduras da pele, febre, anorexia, alopecia, cansaço, vômitos, hipomenorréia e máculas amarelo-alaranjada nas plantas dos pés, nas palmas das mãos ou na pele ao redor do nariz e dos lábios. A toxicidade é lentamente reversível após suspensão do tratamento, mas pode persistir durante várias semanas.
Durante a gestação deve-se administrar com cautela suplementos contendo vitamina A, devido ao risco de retardo no crescimento fetal e malformações no trato urinário.
INTERAÇÕES: Doses elevadas de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no duodeno, diminuindo, desta forma, a absorção das vitaminas, sobretudo do retinol. Devem ser evitadas doses elevadas de retinol na vigência de anticoagulantes cumarínicos, para evitar a ocorrência de hipoprotrombinemia. A colestiramina, o óleo mineral e a neomicina administrados por via oral podem interferir na absorção do retinol. A administração simultânea de vitamina E pode facilitar sua absorção, armazenamento hepático e utilização do retinol.